BATEU O CARRO. TEM SEGURO?

BATEU O CARRO. TEM SEGURO?

Veja algumas dicas iniciais sobre como proceder

Muitas pessoas que se envolvem em acidentes de trânsito, culpadas ou não, ficam com dúvida de como proceder para buscar seus direitos ou se defender quando procuradas pelo outro envolvido no sinistro. Na sequência de nossas news, pretendemos prestar orientações de como se proteger já na hora do acidente, buscando provas e elementos essenciais para a proteção e justiça.

Agora queremos chamar a atenção de que, se você tem seguro, deve imediatamente contatar seu corretor que irá auxiliar no necessário aviso de sinistro para a seguradora, com o fornecimento de todos os documentos pertinentes. Neste momento o segurado deverá dizer se é culpado ou não, ou alternativamente deve municiar a seguradora de informações suficientes para a análise do caso e adoção da melhor estratégia. Por vezes, se culpado, o melhor momento de uma negociação com o terceiro prejudicado é logo após o acidente. E se o segurado não for culpado, a busca de elementos que o protejam de eventual ação judicial é importantíssima. Ao corretor de seguros, por sua veze, caberá a correta e ética orientação ao seu cliente, eventualmente indicando assessoria jurídica para aconselhamento e análise dos elementos.

Litigar em processo judicial é sempre oneroso e desgastante. Se for inevitável, é imprescindível estar pronto para a melhor de defesa. Mas se for possível, a solução antes de uma ação na justiça evita maiores prejuízos. Fique atento e seja previdente. E se beber, não dirija.

Juliano Ferrer